Toda empresa deseja estar em harmonia com o Fisco, pois a regularidade fiscal permite seu crescimento, além de prevenir futuras autuações pela Administração Tributária.
Entretanto, por vezes, esta é uma tarefa árdua e trabalhosa e abaixo seguem CINCO dicas para facilitá-la.
1 – Busque conhecer a legislação.
Frequentemente, as empresas conhecem de forma superficial os tributos incidentes sobre a sua receita e principais operações. Conhecer as legislações incidentes e aplicáveis à cada ramo de negócio, pode trazer benefícios e redução da carga tributária.
Será que os contribuintes têm conhecimento de eventuais benefícios fiscais, desonerações, regimes diferenciados de tributação ou ainda, será que conhecem as formas lícitas de redução de tributos?
2 – Crie um calendário fiscal-tributário.
A elaboração de um calendário fiscal-tributário permite o mapeamento das obrigações ao longo dos meses, evitando a perda de prazo no pagamento dos tributos e também no envio ou entrega de declarações.
3 – Administre os documentos fiscais.
Os documentos fiscais comprovam o cumprimento das obrigações, sendo fontes de provas em ações administrativas ou judiciais. Desta forma, é essencial o armazenamento de forma padronizada, por pelo menos cinco anos dos arquivos digitais, como PDFs das notas fiscais e arquivos digitais XML, dentre outros.
4 – Coerência entre os dados.
A fiscalização analisa os documentos emitidos e apresentados pela empresa, realizando o cruzamento entre tais bases de dados e assim, deve-se buscar a coerência entre as informações prestadas, pois, de forma contrária, haverá penalidades ao contribuinte.
5 – Consulte sempre um especialista
A equipe fiscal deve ser constantemente treinada, tendo em vista a velocidade de alterações na legislação tributária, em todos os níveis (federal, estadual e municipal). Desta forma, ofereça e faça treinamentos constantes, despreze modelos de planejamento tributário obtidos em sites duvidosos e sempre que possível, consulte um especialista em Direito Tributário.
Assim, para evitar problemas com o Fisco basta seguir estas dicas básicas, empregar as boas práticas tributárias aliado ao uso da tecnologia e o risco de autuações fiscais será afastado consideravelmente.
Deixe uma resposta