O Sistema Tributário Brasileiro é extremamente complexo, o que dificulta o acompanhamento da legislação pelos contribuintes e, consequentemente, os impede de identificar os benefícios tributários aplicáveis à sua empresa.

Como exemplo, temos as legislações relativas ao ICMS e ao IPI, as quais sofrem alterações constantemente, fazendo com que os contribuintes, por exemplo, deixem de se apropriar de créditos fiscais destes impostos e, por conseguinte, percam a competitividade perante o mercado, tendo em vista que arcam com uma carga tributária maior do que a devida, o que interfere nos custos de seus produtos.

Isto porque, embora determinados produtos sejam enquadrados pelo Fisco como insumo, frequentemente as empresas acabam classificando-os de forma equivocada.

Sendo assim, é necessária uma análise profunda de acordo com a legislação vigente, para identificar créditos fiscais não aproveitados, iniciando pelo estudo do processo produtivo ou comercial da empresa, dos insumos e materiais intermediários utilizados e as classificações de cada item, visando uma redução lícita da carga tributária da empresa.

Deixe uma resposta